terça-feira, 4 de maio de 2010

O SONHO DE JOSÉ!


Nos meus primeiros passos na caminhada da vida cristã, fui subitamente surpreendido por uma pregação acerca do sonho de José, o famigerado e estimado filho de Jacó.

Na dita cuja, o pregador (pregador?) dizia que o que movia José a caminhar e seguir em frente, enfrentando todas as barreiras, era o "sonho" que ele nutria em seu peito de ser o governador do Egito.

Ele penou, se esfolou mas sempre tinha em mente: "Não posso me entregar, devo erguer a cabeça, só assim poderei alcançar meu sonho de governar o Egito!"

Graças a Deus, minha conversão foi genuina, e sempre lia (e leio ainda!) a Bíblia regularmente, e questionava o pastor acerca de minhas dúvidas, e tentava achar as respostas.

Percebi, que a coisa toda não era bem assim. Segundo a Bíblia, José era um rapaz que teve da parte de Deus um sonho profético, isso é, de algo que iria acontecer futuramente, que nada tinha a ver com desejos e aspirações humanas ou projeto de vida para o futuro.

Não passava apenas de uma das milhares pregações (pregações?) de autoajuda que trafegam no nosso meio eclesiástico, em detrimento da ajuda do alto. Uma pregação (pregação?) umbigocêntrica, que tenta estimular o ser humano a buscar dentro de si, e em si mesmo a força para vencer os obstáculos da vida, quando deveria apontar para Jesus, o único caminho para uma vitória verdadeira, ou seja, uma preleção cristocêntrica.

Como pregador, ou ensinador cristão em qualquer nível, devemos ter em mente que a "pauta do dia", nos nossos púlpitos SEMPRE deve ser a apresentação expositiva da palavra de Deus. Não misturar o leite racional (I Pe 2.2) com a água turva da sabedoria humana (I Coríntio 2.13), pois há penalidades para quem ensina errado (Tg 3.1).

Portanto não passemos do que já está escrito (I Co 4.6), e provemos o verdadeiro mover de Deus nas nossas vidas.

Enquanto isso, fica uma pergunta: Será que o José, vai alcançar esse ano o seu sonho de vestir a faixa presidencial? Se for preciso ele vai subir uma SERRA para alcançar esse "sonho".

Humildemente,

Walter Filho
Bibliografia: Bíblia Sagrada (ARA),
Ciro Zibordi, Erros que os adoradores devem evitar,

Comente com o Facebook: