quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A igreja automotiva!


A oração do Palio nosso


Palio nosso que estás no Cielo,
Santo Ducato seja nosso Ômega,
Vectra  a nos   o Polo Prêmio,
Seja Fiesta K tua Voyage, Audi na Tempra Quantum no Cielo
O furgão  logus de Xsara kya, nos Hyundai  Oggi
Megane as nossas ofocus assim como nos Cezanne a quem tem nos Civic
Não nos deixes cair num Fuscão
Mas Ferrari é o tal
Romeo  Del Rey, o Pointer e “ô glória” para sempre
Amém!

"Conheço um homem em Cristo que há algum tempo atrás (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)" viveu em uma igreja automotiva, e sobreviveu para contar a história. 
Mas o que é uma igreja automotiva? Bem, nessa igreja ao contrário do que a bíblia diz, valoriza-se mais o TER do que o SER. Apesar de sempre serem usadas  passagens bíblicas para dar uma "maquiada", em todos momentos a questão do TER será o foco principal de todas questões, embora seu corpo eclesiástico batam o pé dizendo estar "vivendo a vontade de Deus (Deus?!?).

O fato de eu estar nomeando essa igreja de "automotiva", e tão somente pelo fato do método usado para medir a presença de Deus na vida de alguém. Não não, se engana o nobre irmão se pensa que "nível de espiritualidade" não pode ser medido, que é algo de cunho pessoal, que cada cristão deve buscar a Deus em um culto pessoal, nessa igreja pode sim, e a maneira principal é essa: o seu carro!
Você tem carro irmão? Não tem? Parabéns! Na visão doutrinária da neo-igreja-automotiva você é um amaldiçoado, um cristão de 2ª,...aliás de 5ª classe.

Muitos medem o quanto um defunto foi amado pelos vivos, devido a quantidade de carros que seguem o ofício fúnebre até o cemitério local, outros medem a popularidade de um candidato a prefeito ou a algum outro cargo público, pela quantidade de automóveis que fazem parte de sua carreata (muitas das vezes pago$ para participar da manifestação e vindos de outra cidade), e por incrível que pareça, muitos líderes religiosos medem  o "mover de Deus" na vida dos membros através da quantidade de veículos que estão estacionados defronte "seu" templo, é triste algo assim acontecer, mas é a mais pura e cristalina verdade.

Não bastasse esse "carrômetro" medidor de unção, os irmãos com poder aquisitivo mais baixo são jogados para escanteio. Os que possuem carros são aplaudidos, mencionados em todo tempo nos púlpitos usados como referencias de virtude, pode ser até um  neófito o qual  ninguém sabe a procedência da receita com que adquiriu seu possante se justa ou injustamente, mas tendo a caranga envenenada na garagem é o sinal divino que o determina como um escolhido de Deus.

Tudo isso é resultado da falaciosa teologia da prosperidade propagada hoje em dia, crença funesta que afirma que crente de verdade nunca fica doente (se esqueceram de Eliseu (2 Reis 13.14) e de Timóteo (I Tm 5.23)), se é pobre é por causa do pecado ou por que não barganhou de maneira correta com o Senhor.

*Aperte a tecla "baianês": "Oxe num machuque o mininu não homi!"
Em uma igreja automotiva, o sermão predileto é o sacrifício do Isaque,  "Você tem que dar o melhor pra Deus", "tem que oferecer em  sacrifício aquilo que mais vai te fazer falta", "Como Abraão fez, traga seu Isaque", só que tais pregadores nunca citam que Deus interrompeu Abraão quando ia "chuchar" a peixeira no menino, e que Deus permitiu que o  sacrifício se desse apenas no coração de Abraão, mas  fisicamente não chegou a se consumar. Por que será né?

"the black people car" conforto e sofisticação!

O Senhor através de sua palavra a qual vela para a cumprir, sempre valorizou o SER uma nova criatura (Gl 6.15), a renúncia ao pecado (Gl 5 19-21), a busca de viver uma vida em  santidade (Hb 12.14). E aos "ricos" desse tempo ordenou não esquecer das viúvas e dos orfãos (Tg 1.27). Mas em sua palavra nunca colocou uma estrela na testa ou elevou a um nível espiritual superior os possuidores de ouro e prata (cheques, cartões de crédito com limite transbordante), ou seja nunca priorizou o TER, (digo "ter" em relação a bens materiais, não em TER bom senso, TER vergonha na cara, TER humildade. Esse "ter" o Eterno aprova!).


Alguém lembra do seriado "Toma lá, da cá"?
Não sou contra apoiar financeiramente uma obra. E  sou a favor de todo cristão priorizar ao Senhor em todos os sentidos (Mt 6.33) fazendo o melhor sempre pra Deus e que nada vai ser em vão no final das contas (I Co 15.58).Creio que Deus pode abençoar espiritualmente e materialmente. Mas sou contra a barganha desavergonhada com fins nada espirituais, mas sim lucrativos, sou contra a espoliação de irmãos simples utilizando uma lei de "paga e recebe" que a escritura jamais abonou!

O "sonho de consumo" das irmãs!
Engraçado observar que na lista dos mais ricos do mundo figuram sultões árabes  não é mesmo? Deveria ter adeptos da teologia da prosperidade n'ces pá? 
Diante do exposto não se admirem os irmãos se surgir a "unção do caramelo", para aqueles que desejam "tirar onda" por aí em um possante da cor amarelada quiça rosa-choque!
Na congregação a qual você irmão(ou pastor) faz parte (ou dirige), tem se ovacionado o fato do irmão ter um carro? Cuidado! Pode ser que estejam prestes a fazer a oração do início desse post: "O pálio nosso"! Uns dizem "tá amarrado!", outros batem na madeira, repito: Cuidado! No caso da segunda opção a madeira mais próxima pode estar bem perto de seu nariz, (ou ser o nariz!)!

Êita Jesus cheiroso! (II Co 2.15)

Microscopicamente falando (João 3.30),

Pr. Walter Filho

*Singela  homenagem a todos irmãos nordestinos, em especial: Gladston Pacheco, Sheila Bastos, Elenice Rabelo e Angelo Brito

18 comentários:

vozesdareforma-mmep disse...

Parabéns mano, você está ficando profissional!

God Bless You!

Stephan Garcia disse...

O estacionamento nesta igreja...é pago?

Heverton de Oliveira disse...

Ainda bem que não faço parte dessa igreja, se não seria cotado para a sexta classe! Visto que só tenho uma biciclétinha! heheheh - Pálio Nosso!

Walter Filho disse...

kkkkkkkkkkkkkk....tem e tacha do flanelinha é só "unjirdo" mesmo que consegue pagar!
God bless you Tsunami!

Walter Filho disse...

Qualquer dia desse podemos fazer o "I passeio ciclístico apologético" então! kkkkk...
A big hug mano Heverton!!!

Walter Filho disse...

Ôpa, valeu pela visita mano Peroba-man e por suas palavras de incentivo!

Vamos nessa fé continuar ungindo os pastores maçons com o óleo de perobá né, e acabando com o queijo de Minas e o pequi de Goias...ahhh e naum esquecendo do canivete de Tupaciguara!

A big hug mano!!!

Fabyana disse...

Existem muitas igrejas assim, infelizmente, pessoas q estão mais preocupadas com o q os irmaos possuem do que com a palavra de Deus que tem que ser pregada!! Mas o que importa é todos nós vamos comparecer ao tribunal de Cristo...

Walter Filho disse...

Obrigado pela visita Fabyana,
Realmente a irmã tem toda razão. Oremos para que o trigo presente nas igrejas hodiernas continuem firmes e perseverantes até o fim, pois o joio está cada vez mais descarado!

God bless you sister/111

Romão disse...

Parabens isso está geral são poucos que estão ligados como Cristo continue asiim meu amigãoooo.

Walter Filho disse...

Valeu Homem-tocha,
Obrigado por sua visita e seu comentário e suas palavras de incentivo!
God bless you, continua nessa força do Grande Eu Sou!!!

Cristina Boanerges de Jesus Fernandes disse...

Eita "homi"! Discordo do mano Márcio Mendes, tu já ta "profissa" a muito tempo! haha
Sabe, o primeiro carro do meu pai foi um fusca então me identifiquei com a oração "Não nos deixes cair num Fuscão". Não é orgulho, é experiência própria, até porque não gostei do Camaro Rosa Pink, sou discreta! kkkk
Mas,falando sério, cada dia que passa as igrejas estão mais e mais doentes, líderes dado mal testemunho e queimando nosso filme. Falar de Cristo é uma tarefa árdua até em nosso país, onde temos a liberdade de expressão. Na maioria das vezes pregamos com nossas atitudes, e, se possível com palavras!
Deus abençoe eternamente tua vida mano Walter...vc é uma bênção na blogosfera cristã!
Abração!

Samuel Leal disse...

Uhuuuu, gloria a Deus pela sua vida cara, muito boa sua postagem, falou a verdade, muita gente cara de pau, no seminário onde estou cursando Teologia veja pessoas defendendo o fato do pastor e de outros membros serem maçom e na maior cara de pau, não adianta mostrar na bíblia que é uma pratica que está totalmente fora da Palavra de Deus não, pior que isso foi um que teve coragem de falar no meio da classe semana passada que Jesus não era Deus e sim homem, como se os milagres que Ele, Jesus, fez fossem como acontece com todos os homens, segundo esse camarada Ele apenas tinha mais fé do que nós, quase sai da graça peguei um pedaço de madeira e dei nele kkkkkkkkkkk, brincadeira rs.
Resumindo, o futuro promete ficar ainda pior, essa cambada de cara de pau, por causa deles temos que ouvir certas piadinhas, eu nesta igreja estava lascado, nem bicicleta tenho. kkkkk
Meus parabéns cara, um espetáculo de postagem, a melhor que eu já vi.
Um grande abraço, dá uma passadinha lá no blog, será um honra.

Ouça a Palavra do Senhor disse...

Querido e abençoado pr. Walter,
Excelente post!
Quando comecei a ler sua postagem, não consegui parar e lê-la. Formidável! Outro dia em uma igreja que fui com minha família, os líderes da igreja chamaram uma moça para dar um testemunho, mas de fato penso que foi um "tristemunho". A moça começou a falar que o sonho dela era comprar uma 'Santafe', aquele carrão da Hyundai (nada contra sonhar), mas pareceu uma barganha, na qual no final da fala dela falou até qual foi o valor pago pelo veículo. Segundo o testemunho/tristemunho, foi porque ela deu o melhor. E por fim, a pastora em questão chamou ela de volta e disse que ela deveria pagar ainda, além do que já havia dado, o dízimo do valor do carro comprado. E assim foi todo o culto. E fiquei esperando alguém falar de quantas almas havia ganhado para Cristo ou algo semelhante, mas não ouvi nada disso. Parece que fazer a vontade de Deus ficou em segundo plano. E quando vi a tal oração, me lembrei bem do ocorrido. O testemunho que edifica a igreja é o da salvação e arrependimento, o qual não pode ficar de fora de nossas vidas, caso contrário, teremos carrões que não poderão nos conduzir à verdadeira vida, a qual só Jesus pode nos dar. Grande abraço 'mano'.

Elisabeth Lorena Alves disse...

É para rir ou chorar?
Infelizmente você falou bem sobre o assunto. Embora não abordou o fato que a maioria dos ‘celebridades motorizadas’ são valorizadas na igreja pelos próprios membros e esta atitude transforma parte destes em seres em pessoas esnobes que acabam ferindo os demais. E claro que isto é prejudicial para os mais fracos, afinal, em Igrejas assim existe pessoas feridas esquecidas pelos cantos.
Seu texto abrange um problema que mostra também que se existe Igrejas assim é por existir público de interesse, afinal, um Evangelho assim só cresce por ter ‘clientes’ na maior prova que o ‘Comércio’ entende que pode oferecer o que o ‘Cliente’ procura.
Falo isto como obreira que sou pois ao longo dos anos de Ministério tenho visto isto, pessoas que se afastam de nossa Igreja e seguem para estas que praticam a ‘Lei da Troca’ e priorizam o ‘Ter’ e isto mostra que se elas crescem é porque a maioria das pessoas estão mesmo buscando isto. E tem mais Walter, quando mostramos que estão crendo e pegando apenas versículos fora do contexto e eles afirmam que o que interessa é ter fé e entender que existem os fanáticos que manipulam a verdade para que todos continuem pobres. Sim, somos chamados de fanáticos.
Sou sincera, acredito que Deus nos ajuda a prosperar, mas não através de sacrifício financeiro e sim através de nosso próprio trabalho, de estudar e de nos capacitar melhor para o exercício da profissão que escolhemos.
Infelizmente a Oração do ‘Pálio Vosso’ tem sido valorizada na maioria das grandes igrejas e isto não é de hoje, é um problema antigo já, como são antigos as Teologias mais foda Bíblia que poluem o cenário Gospel. Por isto mesmo sempre digo que sou evangélica-cristã e não como uma ativista ‘gospeliana’ como diriam alguns.
Abraços
Elis

Ismael Júnior disse...

Irmão Walter,


"Jesuscidentemente" a aula que ministrei hoje na EBD foi sobre a teologia da prosperidade.
Gostei muito do seu post!
Pálio nosso de cada dia!! rsrsrsrsr

Que Deus possa continuar lhe abençoando!

CRISTIANISMO EM FOCO

António Je. Batalha disse...

Os dias são maus, os homens não entendem a vontade de Deus, buscam seu próprios interesses, seu coração está no que podem comprar ou obter, já o seu amor tem mudado para o que é corruptível , a sua visão já não é o semear a Palavra de Deus, mas as palavras do homem, o mundo está a preparar-se para o super-homem. Que Deus nos ajude a ficar firmes na visão celestial até nos encontrar-mos com o Salvador.
Abraço.
António.

Walter Filho disse...

Antônio, e sempre bom ter um dos seus comentários em meu web-espaço, obrigado por participar!
É como certa vez um amigo me disse: "Naquela igreja se cultua o deus Money", ao se referir a uma certa igreja que tem por aí! E tristemente são muitos os adeptos desse deus. E verdade, o cenário mundial está preparado para a vinda do "super-homem".
Que o Eterno e verdadeiro Senhor conduza sua igreja a viver uma vida em Cristo e no final das contas encontrarmos com nosso amado Jesus!

Sempre firmes na "batalha" irmão Antônio, a big hug and God bless you!!!

Walter Filho disse...

errrrrr....ratificando "tem até tacha do..." kkkkkkk

God Bless the "SEGUIDORES"!