sexta-feira, 19 de abril de 2013

Que tipo de voz estamos ouvindo????

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.
E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?
Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?" 

João 10:10-21

Existe dois significados para a palavra ouvir:
Ouvir= escutar
Ouvir=obedecer

Você pode estar  ouvindo (escutando) muitos tipos de vozes, mas apenas uma você pode ouvir (obedecer).

Alguns tipos de “vozes” que existem:

·         A própria voz:  Existem pessoas que vivem  em função de ouvir a própria voz. Tais pessoas são arrogantes e não gostam de silenciar os lábios e ouvir a outrem, mas deseja fazer com que se calem e o ouçam.  Sua voz tem que ser o centro de tudo. Quando outras vozes senão a dele são ouvidas, ele sempre se irrita e se sente frustrado e decepcionado com tudo e com todos, pois pensa que só quando ouvirem sua voz é que as coisas irão dar certo. Mas as coisas só darão efetivamente certo quando ele ouvir a voz certa  a de Jesus. Pra isso tal pessoa precisa se humilhar e reconhecer que a voz de Cristo é a certa. Enquanto de fato isso não acontecer, Deus irá resistir a essa pessoa em suas petições e tal pessoa poderá ser usada pelo inimigo em seus intentos. (Tiago 4.6) “Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes”, Mateus 11.29 “sou manso e humilde de coração”, o Cordeiro de Deus porventura escolheria para si ovelhas soberbas? Será que isso existe? Ou são bodes?



·         A voz do coração: poderia ser mas facilmente entendido com a “voz do sentimento”. E certo que Deus fala ao nosso coração, pois dele procede as saídas da vida (Mt 15 10-20). Mas a palavra admoesta que de  lá também provem os maus desejos (Mt 15 18-19), e que tal órgão é enganoso mais que todas as coisas. A voz do coração deve ser ouvida apenas a medida que a voz de Cristo tem primazia no coração receptor da mensagem, ou seja submisso ao  Senhor. Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração do homem e perverso, quem o conhecerá?”




·         A voz do mundo: Poderíamos entender também como a “voz do povo”, a que reza um provérbio popular ser a “voz de Deus”. Essa é a voz do mundo, isento de Deus, sob o domínio do inimigo, e a voz que tentou fazer Jairo desistir de buscar o favor de Cristo em prol da sua filhinha (Mt 9 18-26), é a voz que  que tentou fazer  Jó desistir dizendo “amaldiçoa seu Deus e morre” (Jó 2 8-9), e a voz que procurou sufocar o clamor de Bartimeu (Mt 2 29-34). Deus em sua soberania pode usar de situações inusitadas para falar com filhos rebeldes ( a jumenta de Balaão por exemplo ( Nm 22 21-35)), mas não é uma regra, o Senhor em sua soberania pode usar, mas a iniciativa e sempre divina e abaliza a voz de Deus escrita, a Escritura Sagrada.

·         A voz de satanás: essa é uma voz que traz confusão. Porque ao mesmo tempo que pode sugerir coisas, e usar de tentações para tentar desviar o salvo da presença de Deus, uma vez que tirar alguém da presença de Deus ele não consegue, com heresias disfarçadas, teorias falsas, falsas filosofias, pode atuar também trazendo medo para que a pessoa não alcance os projetos de Deus pra sua vida. Pode ser identificada por tentar se opor SEMPRE ao que a palavra de Deus diz, embora  possa usar erroneamente a mesma palavra de maneira distorcida para seus vis intentos (Jesus sendo tentado no deserto). Usa elogios para perverter o salvo, sigamos o exemplo de Cristo, que nunca procurou fazer sua própria vontade mas a do Pai, e que nunca se deixou enganar por elogios.

·         A voz de Deus: pode ser uma voz ouvida através da audição mesmo, através da circunstâncias,  através da voz do Espírito Santo
em nosso coração e através de um vaso escolhido. Para ouvi-la temos que buscá-la. Temos que nos separar das outras vozes, buscar santificação temos que ter DISCERNIMENTO. Deus SEMPRE falará através de sua palavra escrita fiel e inerrante. O que Ele disse ninguém pode impedir. Ninguém poderá acrescentar. Ela é SEMPRE baseada na bíblia, e é salvação, vida, direção e conforto pra quem a ouve (obedece). Pode ser doce ou estrondosa como o ruído de muitas águas, mas quando ela  é lançada JAMAIS VOLTA VAZIA. (Isaias 55.11)

Somos ovelhas do Senhor? Quem é ovelha sempre ouve (obedece) a voz do verdadeiro pastor. Por isso em apocalipse por sete vezes diz “quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas”, apenas as ovelhas tem esse “ouvido para ouvir (obedecer)” a voz do pastor.
Hoje Deus quer colocar as mãos sobre ouvidos que ouviam (obedeciam), tantas vozes diferentes, e hoje o Espirito Santo te chama a ouvir um novo tipo de voz, semelhantemente ao que fez com o homem surdo e dizer “Efatá”, “Abra-te”! (Mateus 7.34)

A partir de hoje que Deus te direcione a ouvir apenas a voz do Mestre, porque “só Ele tem as palavras de vida Eterna”!

Microscopicamente falando (João 3.30),

Pr. Walter Filho

*Mensagem pregada na congregação da Igreja Santidade ao Senhor, Nova Esperança dia 18/04/2013.

SOLI DEO GLORIA!

Comente com o Facebook: