quarta-feira, 9 de outubro de 2013

As Igrejas Universículas

[Nota do Blog do Walter Filho: Essa verdadeira pérola foi extraída lá do blog Cristaneando da minha sister Suzy Dias lá de Novo Hamburgo. Curti pra caramba, tem o selo de aprovação BWF®, Confiram aí]

Se você é cristão (ou não) e não se decidiu em que igreja congregar, vou lhe dar uma força e te apresentar algumas “igrejas” estão por aí. Elas são muitas, normalmente grandes e cheias de pessoas vazias de conhecimento de Deus, da Sua palavra e sem relacionamento genuíno com Ele. Essas igrejas são guiadas por um único versículo. Qual? Bem, aí varia de “minixtério” para “minixtério”. E por isso você tem a total libertinagem, digo, liberdade de escolher. Veja abaixo algumas:
 
A “igreja” do Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4,13 - Vamos começar por esse versículo que alguns pregadores e levitas adoram, na hora em que o povo está meio desanimado eles puxam esse versículo do bolso e atiram “nos peitos” do povo sem nenhuma consideração pela dor alheia dos presentes, que nem sempre se sentem podendo alguma coisa. Esse versículo é realmente lindo, mas poder, nem sempre é: dever. E nem sempre o que podemos é a vontade de Deus. Deu pra entender?
A “igreja” do Salmos 91: Essa é forte! Pois mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido! Glória! Aleluia! Brincadeiras à parte, essa igreja acha que pode tudo, pois está protegida. Vivem falando em guerras espirituais, todo santo culto, sempre há um inimigo a ser vencido, o problema é que geralmente se guerreia contra o inimigo errado. Lutar contra a carne e contra o pecado que é bom: nada. É espírito de Jesabel pra lá, espírito de Herodes pra cá, nada além de cutucões nos presentes, feitas em forma de indiretas em cima do púlpito. Quem já viu a cena sabe muito bem como é. 
A “igreja” do: Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. 1Coríntios 4,15- Nessa o pastor ou “apóstolo” quer ser pai de todo mundo e ser tratado como tal, quer ser respeitado, quer ser honrado, quer ser obedecido sem questionamentos. Quer berrar com todo mundo, colocar o dedo na cara dos “filhos” e não ser jamais confrontado ou o “filho” vai pra disciplina ou sai da igreja como um cão chutado. Pai assim não quero não, obrigada.
A “igreja” do: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7: Nessa você deve pedir, determinar, arrombar portas, se descabelar, fazer pirraça para ter a sua bênção e de forma nenhuma se dar por vencido. Os irmãos são condicionados a pensar que se estão na igreja, tuuudo o que pedirem Deus dará. Não é bem assim.
A “igreja” de Malaquias 3,10: Essa é a minha preferida! Nem escrevi o versículo, pois você já
deve conhecê-lo de cor. Olha, os dízimos e as ofertas são sim ordenança de Deus e servem para suprir as necessidades da igreja e quando falo igreja me refiro agora ao prédio que precisa de água, luz, telefone etc para funcionar, mas principalmente para atender as pessoas necessitadas, é obrigação de qualquer denominação ter algum projeto voltado ao social. O problema é quando alguns pregadores usam esse versículo como carro-chefe, usando no mínimo meia hora de culto só para pedir dinheiro, ficam chorando as necessidades da igreja e depois pedem para o povo dar não o que tem no bolso, mas o que tem no coração. Normalmente essa fala constrange as pessoas que olham pra si e pensam: _Se eu não der nada então meu coração é horrível! E essas “igrejas” inventam desafios e objetos milagrosos dizendo que então sua vida financeira será próspera. AAAFFFFFFF!

Irmãos, se você identificou-se com alguma dessas “igrejas” (é, enchi de aspas pra ficar bem irritante) não se desespere... ore. Se achar melhor, mude de congregação e procure uma que não se prenda apenas em um único versículo, pois toda a Palavra de Deus é poderosa e maravilhosa. Fico muito irritada quando vejo certos pregadores usando-a de forma libertina para seu próprio proveito ou sem o menor discernimento. Que bom se tivermos mais pregadores usando o dom da palavra que o SENHOR lhes deu para além dos versículos acima, que também são, e muito, importantes, preguem também João 3,30 ou Mateus 4 ou João 3,16 ou Apocalipse 19, 11-16 ou todo o restante da Bíblia Sagrada.
Chega de “igrejas” universículas , chega de pregadores universículos! Aqui abaixo segue, não meu versículo favorito, mas um entre muitos que o Senhor tem falado comigo nesses dias (para não pensarem que me acho melhor do que eles, que estou só julgando os ungidos e blá, blá, blá).
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3,12 

Deus abençoe!
Suzy Dias

Conheça o Cristaneando: [Clique aqui!]

Nenhum comentário:

God Bless the "SEGUIDORES"!