sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Extra, Extra! Saiba quem vai ganhar o "BBB 15"! (cuma?!?)


Quando eu era moleque gostava muito de história em quadrinhos, principalmente de super-heróis. Para vcs terem uma idéia da minha avidez por ler as bandas desenhadas, um sonho de infante que eu nutria era ser dono de uma banca de revistas, mas não com o propósito de vendê-las mas sim de ler todas todos os meses. Um fato marcante de minha infância, aliás, um dos melhores dias da minha vida segundo minha pueril opinião na época, foi quando certa feita meu pai (o Walter Pai!) me levou a uma banca e disse "pode escolher qual vc quer!", escolhi umas duas revistas e fui até ao meu pai que rebateu: "Só essas?" Lembro que naquele dia, um ânimo, uma satisfação imensa percorreu minhas veias e comprei ali uma dezena de revistas! Inesquecivel! Que Deus abençoe meu patriarca!
Podia ser uma revista do tamanho que fosse, a quantidade que fosse, eu não sossegava até ler, e depois refolhea-la trocentas vezes acabando por memorizar as falas de cada personagem em cada página, aliás, ainda hoje se eu fizer um esforço lembro de muuuuuuuita coisa que eu li.

Penso que posso estar teclando esse  "quase solillóquio" á pessoas que são amantes da filosofia, que começaram a ler sobre o mito da caverna de platão, se apaixonaram, e já leram tudo sobre Heiddeger, Wittgenstein entre outros, e se alguém bobear com um folheto falando sobre o assunto, tá lá os olhinhos super vidrados a absorver cada minuncia do assunto que tanto venera.

Posso também estar me dirigindo a pessoas que são entusiastas da literatura! Que já se embebedaram com os textos de Shakeaspeare, que já contemplaram "O triste fim de Policarpo Quaresma", e sentiram arrepios na espinha por descobrir o que significa a palavra "póstuma" no frontispício do livro "Memórias póstumas de Braz Cubas ou tentaram achar uma saída para desvendar os "Mistérios da Casa verde", ou tão somente se encantou com "Zezinho, o dono da porquinha preta"!

Agora, amigo cristão, chega aqui no cantinho, caiu um folheto de evangelismo aqui, vem cá me ajudar a pegar! Sussurro em vosso escutador de música gospel (ou não!): Vc já leu a bíblia inteira?...
Conte até 10, respire fundo, e nas próximas reticências que vou digitar, aguarde um minuto, responda pra si mesmo, ultrapasse os "três pontinhos" e continue a ler o texto!

...

Não sou o "pai Diná", nem baixou o Nostradamus, e nem sofri uma catarse tendo uma visão, e posso te afirmar que a maioria NÃO, não leu a bíblia totalmente! Tá, eu sei que tem muita gente que arruma umas desculpas estapafurdias para tentar justificar a sua inércia de leitura bíblica, mas não precisa nem ser um grande exegeta para perceber que é desculpa para viver em ociosidade mental.

Pessoal, é um caso sério esse! Jesus te salvou? Ou será que foi o João bidu? Digo isso porque existem "irmãs", que vivem lendo revistinhas de horóscopo, sabem quando netuno tá na casa do seu signo (credo, que fedor de astrologia babilônica!), mas não sabe o que significa a palavra propiciação, e as vezes quando lê a referência por exemplo "Jo 8.32", le "Jô 8.32"! Poxa, eu sabia que o José Eugênio Soares era escritor, mas não sabia que era canônico!

E a ala jovem do corpo de Cristo? Sabem quais são os "jutsus" que o Naruto faz, mas se perguntar os nome dos apóstolos incluem Habacuque e Amós no colegiado apostólico de nosso Senhor.

E as noveleiras e noveleiros de plantão? Temos as vezes de tomar cuidado ao perguntar pra alguns: "Irmão(a), Quem morreu e ressucitou no terceiro dia?", e o "abençoado(a) responder: "Ihhhhhh, o comendador não ressucitou não! Ele apenas simulou a própria morte!". Fica a dica: Cuidado com o que perguntas e pra quem perguntas!

 Amados, antes que algum espírito da pocilga gadarena (press sap: espírito de porco!) se manifeste, não sou contra assistir televisão, e participar de atividades de entretenimento, meu propósito aqui com essas linhas é nos perguntar: Temos lido a bíblia, ou temos gastado mais tempo com efemeridades? Se a resposta for "tenho me ocupado mais com efemeridades"! Ai ai ai, comece a se preocupar queridão!

Li (aliás, rê-li!) no "Manual da escola dominical", autor pr. Antônio Gilberto que a bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos. Apenas o antigo testamento leva 52 horas e 20 minutos e o Novo Testamento 18 horas e 20 minutos. Ou seja, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças ler a bíblia inteira em menos de um ano. Ler a bíblia de maneira integral deveria sempre fazer parte dos nossos planos, afinal Jesus disse "Examinai as escrituras...pois elas falam de mim", conhecer a bíblia é entender mais sobre Deus!

No mais, vai marcando com um "x" cada capítulo que vc leu e quando menos esperar, PRONTO! leu  a bíblia completamente, o nobre adelfo vai se sentir espiritualmente e intelectualmente abençoado!

"Ahhhhh....pr. Walter, eu já li a bíblia inteira umas 10 vezes na vida!", qual versão foi? A
Arc? (Almeida revista e corrigida), lê a ara então! (almeida revista e atualizada). Leu essa também? Lê a NVI! E a King James Version? Leu? Casiodoro de Reina? Sei que sua vida não é tão corrida a ponto de vc não ter tempo para estudar as escrituras (ou Deus vai ter que instituir um "sábado sacramental" especialmente pra vossa senhoria?), procure aprender o grego e leia nesse idioma então! O livro "Aprendendo o Grego" de John Dobson é uma boa para quem quer mergulhar na palavra utilizando esse idioma! Leu no grego também? Tenta o hebraico, a Septuaginta, a vulgata...! E por aí vai, deu pra entender né?

Quem vai ganhar o BBB 15? O "BBB" ao qual eu me referi é o "BEST BIBLE BROTHER", ou também poderia ser "BÍBLIA BÍBLIA BÍBLIA", então "BÍBLIA, BASTAAAANTE, BÍBLIA"...(Crie um significado da sigla e deixe nos comentários, sei que usted és mui criativo!) se vc aceitar o desafio de tentar lê-la completamente nesse ano 2015, com certeza o campeão de nosso "BBB 15" vai ser vc!

Microscopicamente falando (João 3.30) e marcando um "xiszinho" nos capítulos que acabei de ler,

pr. Walter Filho

Pax Domini adelfos!

Nenhum comentário:

God Bless the "SEGUIDORES"!