terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TOLERÂNCIA ZERO! : A TEOLOGIA DA INDIGNAÇÃO!


♪♫ Indignado, jogado a seus pés eu sou mesmo indignado, adoro um debate infundado...♪♫


Quem foi criança nos anos 90 lembrará dos Ursinhos Gummy (Quem não conhece pode apelar ao São
Google dos desinformados ou fazer uma novena ao São you tube da nostalgia e se inteirar sobre o assunto, ok?), mais especificamente falando de um dos ursinhos chamado de  "bronquinha", como o próprio nome diz era um personagem que vivia com bronca de tudo e de todos, sempre ranzinza e nunca satisfeito com nada do que acontecia em seu redor. Pensa num carinha anti-social!

Não muito tempo atrás havia um personagem do Zorra Total, o "seu Saraiva", interpretado pelo humorista Francisco Milani, que dizia o famigerado bordão "Pergunta idiota, TOLERÂNCIA ZERO!". Para o Seu Saraiva um pequeno diálogo desinteressado, começado por uma frase não tão bem articulada como "Seu Saraiva o senhor por aqui?" fazia o gajo ficar a beira de um ataque de nervos, acontecia então que um pequeno passeio no Shopping com a esposa metamorfosease o dia da chica em um verdadeiro inferno, devido a quantidade de brigas que seu esposo contabilizava.

Porque não lembrar do Eric do desenho de trama interminável chamado "A caverna do Dragão", que não importava o que era dito, ele sempre criava um argumento contrário para NÃO  agirem de acordo com a sugestão do mestre dos magos ou dos demais membros do grupo, que cara mais chato esse!

 Abrasileirando essa miscelânea de personagens controversos, não poderíamos esquecer do nobre "Do Contra", da turma da mônica, que tinha prazer em contradizer TUDO! Em uma história ao observar que todo mundo anda pra frente, o petulante infante decide andar fazendo um "moonwalk", e quando percebe que seu novo "estilo de locomoção" vira moda e é aderido pela galera toda, rapidamente acha chato e começa a andar pra frente...é né!




Misturando: dois cubos de "Bronquinha", uma xícara de "Seu Saraiva", três porções de "Eric", 500 ml de "Do Contra", e uma pitada de Bíblia vc obtém o CRENTE INDIGNADO!

Tá muito na moda isso! Tem cristão (cristão?!?) que leva tão a sério essa "teologia" que vou chamar aqui de "teologia da indignação", que a sua visão sobre o evangelho no final das contas fica tão deturpada que não passa de uma foto desfocada.
Se valem de versículos como Rm 12.2 "E não conformeis com esse mundo", e vivem sempre inconformados com tudo, só na parte "a", mas ter renovação do entendimento para provar qual seja a boa e perfeita vontade do Senhor necas! Usam Judas 3 dizendo-se defensores da palavra de Deus ("exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé "), mas esses crentes indignados tem a boca mais suja que o sovaco do cascão para defender seus pontos de vista bíblicos (bíblicos?), olha só! defender a palavra de Deus usando de práticas que ela mesma não aprova! Quer uma parada mais antitética? Solus antagonismos!
Usam muito de sinceridade, mas sua sinceridade não é associada com a verdade da palavra de Deus!
Acessam as redes sociais ávidos por um bafafá gospel, a procura de alguém que não se encaixe no ponto de vista doutrinário seguido pelo dito cujo, ou uso e costume da denominação a qual é um verdadeiro tiéte.

Criam caso, provocam divisão, humilham pessoas ao invés de se opor ao erro, mas o melhor de tudo vem agora, pergunta para o crente indignado o que ele produz em favor do Reino! Ele provavelmente te dirá: "Eu combato as heresias"! (sic!) Mas analisando seus frutos para o Reino são inexistentes.(Gl 5.22) (Jo 15.2)

É bem verdade nobre amigo internauta, que somos chamados para denunciar o engano, o erro, as heresias, mas princípios basilares da palavra de Deus não podem ser esquecidos, como o amor, perdoar, pedir perdão, a compaixão, afinal nossa carteirinha de identidade cristã é o amor. (Jo 13.35)

Não aceite ser um cristão que apenas o é conectado na internet fazendo citação de vultos históricos do cristianismo e descendo o pau em pessoas  e ministérios alheios, e em sua vida "não virtual" nem frequentar igreja frequenta. Fazendo isso vc se torna um cristão poser. A seara é grande (Mt 9.3) e há muuuuita obra a ser realizada. Se nos encaixamos nisso que acabei de citar nessas linhas acima, é tempo de tomar uma pílula de metanoia (não tem contra indicações ok?) (Mt 3.2)

Para fechar: Gigante falastrão, cheio de bravatas, grandão na aparência e que na hora do "vamos ver" não faz nada, a bíblia nos dá o exemplo de Golias! Quer seguir o exemplo dele é? Bem, o final dele não foi muito bom, acabou com o cabeção sendo exibido fora do corpo para o povo de Israel como troféu nas mão do menino Davi. (I Sm 17.50)

Para meditação, fica novamente essa paródia que fiz da música do Cazuza:


♪♫ Indignado, jogado a seus pés eu sou mesmo indignado, adoro um debate infundado...♪♫

Aos pés? De quem será? Posso te afirmar que aos pés do Senhor não é!

Microscopicamente falando (João 3.30)

pr. Walter Filho

Nenhum comentário:

God Bless the "SEGUIDORES"!