quarta-feira, 25 de novembro de 2020

COMO IDENTIFICAR UM FALSO PROFETA?



O termo "falso profeta", aparece algumas vezes na Bíblia, e é importante que todo cristão saiba o que é, e como identificar um.

"Falso profeta", do grego "ψευδοςπροφήται", diz-se de todo aquele que tem uma mensagem profética falsa. Que não condiz com a verdade revelada na Escritura Sagrada. Assim sendo, a falsa profecia, trazida por um falso profeta, é um beco sem saída, é um abismo que puxa outro abismo, é uma pinguela que não leva a lugar nenhum. 

Quem ouve um falso profeta, abraça para si um "desvio do caminho" de João 14.6. Então tanto o falso profeta quanto sua mensagem, a falsa profecia, é algo que não glorifica a Deus e é um obstáculo tremendo para a pregação do Evangelho que é poder de Deus para a Salvação (Rm 1.16).

Sendo assim, o falso profeta com sua falsa profecia aprisiona as pessoas, agrilhoando-as longe da verdade e as mantendo perdidas.

Bem, agora tendo noção do perigo que o falso profeta significa, veremos como identificar o dito cujo:

 

1- FALSOS PROFETAS SÃO LOUVADOS E FAMOSOS :

 

"Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porquanto, foi assim também que agiram os vossos antepassados com os falsos profetas". Lucas 6.23

 

Nas palavras do nosso próprio Mestre Jesus, falsos profetas são louvados pelo povo!  (Isso não é muito estranho se pararmos para pensar que a maioria das pessoas andarão e entrarão pela porta larga e o caminho largo [Mateus 7.13]) .Percebemos que "popularidade por popularidade", aceitação e ser requisitado por todos, não é um indício confiável que tal profeta é um profeta de Deus. Jesus alerta para vigiarmos e não buscarmos essas coisas para nós. Existe um "ai", ou seja, uma punição Divina aos falsos profetas que absorvem louvores para si.

 

2- FALSOS PROFETAS ENGANAM PESSOAS COM ILUSÕES, E TRAZEM PESSOAS PARA SI MESMOS, NÃO PARA O SENHOR:

 

Atos8. 9 Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, 10 e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder”. 11 Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo. 12 No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. 13 O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.

 

Simão iludia o povo. O povo ficava maravilhado! Muitos o seguiam por isso! A bíblia trata isso como feitiçaria, que é um pecado, uma obra da carne (Gálatas 5.20,"não herdará o Reino de Deus quem a pratica! [Gálatas 5.21]). Outra faceta de Simão, é que ele mesmo se auto afirmava com sendo muito importante. No entanto, num belo dia Filipe prega ao Senhor, (fazendo discípulos para Jesus, que é a marca do verdadeiro profeta!) àqueles ouvidos e todos creem, incluindo o ex falso profeta Simão! O poder para salvar do Evangelho é extraordinário!

 

3 - FALSOS PROFETAS DIZEM O QUE AS PESSOAS DESEJAM OUVIR:

 

2 CRÔNICAS 18.5 O rei Acabe convocou 400 dos seus profetas pagãos e perguntou-lhes: “Iremos à guerra contra Ramote-Gileade ou não?”

Eles responderam-lhe: “Vai, sim, porque Deus te concederá a vitória!”

Por sua vez, Jeosafá perguntou: “Não haverá aqui um profeta do Senhor? Gostaria de o interrogar também.”

“Sim, há um”, respondeu o rei Acabe, “mas odeio-o, porque nunca profetiza nada de bom! É um tal Micaías, filho de Imlá.” Jeosafá replicou: “Acho que não devias falar assim.”

 

Acabe, o rei ímpio do reino do norte, se cercou de 400 falsos profetas com o mesmo discurso de que "Deus te concederá a vitória" (Já ouviu algo assim por aí?), ou seja, o que Acabe queria ouvir. Vindo Jeosafá, o rei do Reino do Sul, percebendo não haver profeta do Senhor em meio àquele bando, diz que gostaria de falar com um se houvesse. No que Acabe responde de uma forma curiosa, mais ou menos assim: "Sim, tem um! Micaías! Eu o odeio! Sabe porque? Ele não profetiza coisas que me agradam, que eu considero boas!". Viram só? Pessoas que querem ouvir só o que os agrada não é de hoje não! Pessoas desse tipo, são verdadeiros fertilizantes, adubos para os falsos profetas! Como bem vaticinara Paulo na epístola de Timóteo:

 

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.2 Timóteo 4:3,4".

 

Infelizmente, parece que estamos vivendo esse tempo! Acabe tinha 400 falsos profetas de estimação, hoje, a calculadora pifa de tanto número!

 

CONCLUSÃO

 

Faremos se O Senhor assim permitir uma nova postagem outro dia com mais pistas de como  identificar um falso profeta. Mas olhemos para O Verdadeiro profeta: Jesus!

 

Moisés fala dele:

 

O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

Deuteronômio 18:15

 

Pedro confirma:

 

Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.

Atos 3:22,23

 

Deus fala através Dele:

 

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Hebreus 1:1,2

 

Finalizando, os “profetas” dessa geração, tem como missão anunciar a mensagem do Verdadeiro Profeta, Jesus Cristo, dando glória a Ele, trazendo pessoas a Ele, e não adaptando a mensagem Dele ao bel prazer da maioria que não gosta de ser confrontada.

 

Previna-se dos falsos profetas, mas também não seja um!

 

Jesus é O Profeta!

 

Microscopicamente falando (João 3.30)

 

Pr. Walter Filho

 


2 comentários:

Josebias Onorato disse...

Graça e Paz Waltim
Um dos maiores inimigos do falso profeta ainda é o tempo, esses às vezes investem no cumprimento para nào se vêm n'água.

Josebias Onorato disse...

Graça e Paz Waltim
Um dos maiores inimigos do falso profeta ainda é o tempo, esses às vezes investem no cumprimento para nào se vêm n'água.

God Bless the "SEGUIDORES"!