domingo, 17 de março de 2024

QUEM SÃO OS BEREIANOS? (ATIVANDO O MODO BEREIANO DE SER!)




Você quer conhecer os bereianos não é? 

Um povo muito gente boa! Vamos a eles!

Claro que você sabe que existia no mundo antigo, nos tempos de Nosso Senhor Jesus, uma cidade chamada Beréia, e tem a possibilidade de estar aqui por conta dela, e do texto de Atos 17.11 (Não seja preguiçoso, abra sua bíblia aí!). Olha, não se fala muito sobre ela na bíblia, mas o que é dito sobre ela é SUPER IMPORTANTE PARA IGREJA  ATUAL. ¡Entonces vamos!

1- Os bereianos eram mais nobres que os crentes da cidade de Tessalônica;

2- Ouviam a pregação do apóstolo Paulo com alegria;

3- Porém , comparavam todos os dias nas Escrituras, para ver se as coisas que Paulo dizia, se enquadravam na mesma.

A- Se a bíblia os chama de nobres, quer dizer que os  bereianos¹ eram nobres mesmo! Mas em que consistia essa nobreza?

εὐγενής (eugenes ) (bem nascido, de família nobre de mente nobre)

Não é só isso não! Aqui há um comparativo! A nobreza dos bereianos era maior que a dos crentes de Tessalônica!

B - Os bereianos EXAMINAVAM NAS ESCRITURAS! 

ἀνακρίνω (anakrínō) 

  1. examinar ou julgar
    1. investigar, examinar, verificar, analisar cuidadosamente, questionar
      1. especificamente num sentido forense no qual um juiz conduz uma investigação
      2. interrogar, examinar o acusado ou testemunha
    2. julgar de, estimar, determinar ( a excelência ou defeitos de alguma pessoa ou coisa).
Forte não? Sim, é mesmo! Eita povo porreta!

C - "Para ver se as coisas eram de fato assim!"

Bom, aqui fala muita coisa! 

προθυμία (prothymía) - (zelo, vida, entusiasmo, inclinação, disposição de mente)

CONCLUSÃO: Os irmãos da cidade de Beréia, eram nobres não por causa de nenhum tipo de nascimento de "sangue azul" ou qualquer outra coisa do tipo, mas por outra razão. Eles ouviam a pregação de Paulo (Puxa vida, é quem foi Paulo, não é mesmo???), com atenção, sorriso no rosto, educação, dedicação, entusiasmo (E muito mais emoções boas que você pensar!), porém (e que "porém" com sabor de mocotó grosso! Ô glória!), comparavam nas escrituras (não era coisa de momento não, era todo dia!) para ver se Paulo estava falando alguma lorota, ou era algo que se enquadrava na Palavra de Deus (Ou seja, profecia com "P" maiúsculo!  E sim, era Palavra de Deus mesmo.

Um amigo certa vez disse: "Sabe porque não temos nenhuma carta de Paulo aos bereianos? Porque não precisava!". Bom, é só a título de ilustração, porque evidentemente todos precisamos de todas cartas divinamente inspiradas. Mas convenhamos que é uma observação bem interessante, vá!

Seja um "bereiano" (Pega a metáfora aí, meu irmão!). Os irmãos de Beréia submeteram Paulo ao exame das escrituras (Um cara que escreveu canonicamente grande parte do Novo Testamento!). Faça o mesmo! Todo pregador, homem de Deus, não ficará triste em ser "peneirado" pela Escritura! Isso faz parte do chamado da vocação! Na verdade, todo homem de Deus, procura ser aprovado pelo seu Senhor, portanto, isso jamais o deixará triste! (Sim, o verdadeiro profeta de Deus na verdade visa isso!). É pregador? Fique feliz em passar por essa peneira! Está ouvindo? Peneire! Ative o "Modo bereiano" e seja edificado, abençoado e feliz!

(Releia esse texto quantas vezes for preciso! Compare na bíblia! Seja bereiano na cachola e no coração!)

Modo Bereiano ativado com sucesso!

Paz

Walter Filho

¹ (Você encontra em alguns lugares dizendo "bereanos", mas também encontra que bereanos (sem o "i"!), se relaciona mais com antiga cidade grega de Beré! Escolhi digitar aqui com "i" mesmo!)


Um comentário:

Michael Rossane disse...

Fala pastorzão, top demais o artigo, e o Blog sempre legal, estou firme novamente com o Blog, conte comigo. Abração

God Bless the "SEGUIDORES"!